Coordenador : Flavia dos Santos Soares
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390166.2206.67116.24022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Os produtos derivados do projeto ficaram disponíveis no site do HEDUMAT https://hedumat.uff.br/ da UFF para o público em geral. Consultas no acervo físico estarão disponíveis para acesso local. O público alvo são pesquisadores e alunos de pós graduação, graduação (licenciatura em Matemática e Pedagogia) e professores da Educação Básica.
Local de atuação: Laboratório de Educação Matemática - LABEM - SALA 222 - FACULDADE DE EDUCAÇÃO - BLOCO D
Objetivo
É objetivo geral do projeto a divulgação de informações sobre a trajetória e utilização dos livros didáticos de matemática ao longo da história (séculos XIX e XX). Objetivos específicos: - inventariar os livros didáticos de Matemática utilizados no Brasil (em especial que circularam no Estado do Rio de Janeiro); - digitalizar os acervo e disponibilizar acesso on line para download e consulta local aos exemplares físicos; - manter a página do grupo de pesquisa com informações sobre o projeto, informações sobre as obras e seus autores bem como link para as obras digitalizadas para consulta pública (História e Educação Matemática http://www.hedumat.uff.br/); - manter os registros e organizar as obras digitalizadas na página do Repositório Institucional da UFF. - fomentar pesquisas em nível de pós graduação com o uso do acervo.
Resumo
Após ter sido negligenciado, pelos historiadores e bibliógrafos, os livros didáticos vêm suscitando um interesse entre os pesquisadores de uns trinta anos para cá. Isso fez com que os trabalhos relacionados à sua história, sua função e sua utilização em sala de aula venham merecendo, mais recentemente, a atenção também dos pesquisadores em Educação Matemática brasileiros. Os pesquisadores buscam entender o livro didático em suas inúmeras vertentes quer como suporte para o ensino e para a aprendizagem, como uma forma de entender a evolução dos conceitos presentes no texto, para compreender as questões de interesse do mercado editorial, entre outros. Este projeto tem como objetivo contribuir para a pesquisa sobre o assunto, propondo um mapeamento da produção brasileira de livros didáticos de matemática e a construção de um catálogo on line para consulta pública. O principal objetivo do projeto é a preservação das obras, em sua maioria consideradas raras, a partir da digitalização de exemplares e disponibilzação para download para leitura e pesquisa. Com este acervo espera-se contribuir para o conhecimento dos autores de livros didáticos no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX bem como se obtenha informações sobre a circulação e utilização dessas obras na escola brasileira.